terça-feira, 21 de setembro de 2010

Placa Bacteriana ou Biofilme

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes , dentre os vários tipos de microrganismos presentes na placa, destaca-se o Streptococcus mutans.


É a principal causa de cáries e gengivite. Se não for removida diariamente, mineraliza – se( endurece) e forma o tártaro.

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

  Por meio da raspagem, a placa e o tártaro são

                                                     removidos da coroa e raiz do dente.

É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
  • Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
  • Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.

(fonte site Colgate, Revisão Dr. Osório Lara e Dr. Leandro Lara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário